Campervan X Casa | Quem ganha esse duelo?

De vez em quando algumas pessoas nos perguntam no nosso Instagram… Morando na campervan, vocês não sentem falta de nada em uma casa?! Ou, em outras, admitem que jamais conseguiriam viver assim, como vivemos!

Isso sempre nos faz refletir… Poxa, será que somos tão desapegados assim?

imagem mostrando o interior decorado de uma campervan com paisagem ao fundo
Olha só, como a gente também liga pra conforto. 😉

Será que não ligamos pra conforto? Ou não estamos nem aí pra coisa nenhuma?

E a resposta é bem simples.

Claro que ligamos! Tanto que, fizemos na construção e ainda fazemos nas frequentes melhorias, a nossa casinha da MELHOR FORMA POSSÍVEL.

A questão é que, para algumas pessoas, esse possível ainda não é suficiente.

Em uma casa pra você ir no banheiro, BASTA IR!

A preocupação MÁXIMA é se vai ter papel higiênico ou não. Em uma campervan a coisa toda é bem diferente. Algumas tem o banheiro já montado, no nosso caso temos que fechar as portas e as cortinas, desocupar o balcão para levantá-lo, puxar o porta-potti. Mas, mais que isso, o que nós vanlifers geralmente temos em comum é que temos que nos preocupar com muitas outras coisas!

Se o compartimento está cheio ou não. QUAL o próximo ponto em que poderemos fazer o descarte, AONDE fica esse ponto. Chegar lá e FAZER isso. Lavar tudo, colocar produtos, pôr de volta no lugar. Ou então, ficar sempre atentos para estabelecimentos com banheiros disponíveis e minimamente utilizáveis, para NÃO termos que ter todo esse trampo com muita frequência!

imagem mostrando a cozinha de uma campervan
A mão congela, mas a vista compensa! 😂

Em uma casa, pra lavar louças ou tomar banho, você simplesmente faz.

Tá certo que conta de água anda um absurdo, mas é um processo muito simples. E é óbvio que, não apenas por razões financeiras, mas também ambientais, todos deveriam economizar.

Mas em uma campervan, às vezes não é APENAS economizar.

Às vezes, é vacilar e só notar que a água acabou no meio do almoço ou ter que usar um FIOZINHO e só poder abrir por MICROSSEGUNDOS, porque a próxima oportunidade de enxer está distante. É congelar a mão por não poder se dar ao luxo de usar a energia para esquentar a água. É, por vezes, limpar as coisas com papel, ou reutilizar louças e panelas de maneira logística. É, para tomar um banho mais demorado, ter que procurar psicinas, clubes, centros comunitários. É, às vezes, ficar SEM banho também, inclusive.

Acabou a bateria do computador? Quer usar forno, secador de cabelo, água quente? Basicamente qualquer coisa que precisa de energia para gerar calor? É só ligar na tomada, né? E a gente também, SÓ liga na tomada. Mas, a diferença, é que a tomada da sua casa se liga em algo que produz a energia pra você.

E, provavelmente, você não saiba nem como.

imagem mostrando painéis solares instalados no teto de uma campervan
Dando uma forcinha pro Sol, pra ele também dar uma forcinha pra nós! ☀️

No nosso caso, produzimos nossa própria energia. Aliás, o Sol produz pra nós. Mas temos que ser energeticamente auto-suficientes para viver na estrada da forma que gostamos, sem depender de campsites. Então, pra isso, temos que estar sempre atentos para gerir bem essa energia. O que carregar, quais as prioridades, liga o inverter, desliga, liga no painel do carro enquanto dirige que é melhor, hoje tá bom, aproveita e põe tudo que tem pra carregar.

Em uma casa, quando vai chegando no finzinho do dia e você começa a pensar em ir pra cama e finalizar o seu dia – PASME!, BASTA IR. Em uma van, e especialmente da forma que falei que gostamos de fazer, que se chama wild camping, tudo tem que ser planejado!

Não necessariamente com muita antecedência, mas pelo menos um pouco antes de estarmos muito cansados!

Temos que achar lugar para parar. Muitas vezes temos que dirigir um pouquinho mais do que o imaginado para isso. Outras tantas temos que mudar de ponto depois de já termos estacionado… Ou porque algo mexeu com nosso sentido-aranha ou porque algum segurança ou carro de polícia passou bem devagarzinho olhando com cara feia. Ou talvez porque achamos a plaquinha PROIBIDO ESTACIONAR especificando uma multa bem cara. Se não for, ficamos.

Ah! Isso sem falar nos casos de pessoas batendo na porta mandando vazar às 6 da manhã, ventos alucinantes que sacodem tudo e parece que vão virar a van de ponta cabeça, adolescentes perdidos passando gritando e revirando latas de lixo, gaivotas arruaceiras que começam a enlouquecer e sapatear no seu teto solar mal o Sol saiu, ou aquela vez em que você para no meio de um terreno que é, nada mais, nada menos, do que uma feira gigantesca e você acorda com os berros dos feirantes jogando caixa de madeira de um lado pro outro, cercado de barraquinhas.

imagem mostrando o interior de uma campervan
O banco do passageiro é nosso cantinho do pensamento! 😅

Em uma casa, as pessoas normalmente vão pra lá e pra cá. Transitam livremente.

Faz tão parte do seu dia-a-dia que talvez você nem note. Poisé. Em uma van, até nos projetos muito bem pensados, como o nosso, o espaço invariavelmente vai ser limitado! São 6 metros quadrados, porrxa!

Em algum momento vai rolar um esbarrão, um se espremendo pro outro passar, uma topada em alguma porta que ficou aberta, ou aquela vontade de ir sentar no banco da frente e fechar a cortina pra pensar, porque tá chovendo e não tem como você sair pra ficar pelo menos alguns minutos sem ver a cara do outro.

Mas, daí você deve estar indignado!

Isso aqui tá parecendo uma lista de reclamações, né?! Tá parecendo que morar em um van é apenas sofrimento, dor e agonia torturante. Haha!

Bom, nós acreditamos que tudo na vida é uma questão de estabelecer suas prioridades!

Porque, tem pontos negativos? Sim. Vários? É claro que tem! Só aqui já citamos um monte.

Mas, o importante é que PARA NÓS, os pontos positivos que rolam compensam todo o resto. São muito maiores, porque na NOSSA listinha de prioridades eles estão mais em cima.

imagem das portas do fundo de uma campervan mostrando uma paisagem ao longe
Taí! 👌

E abdicações para se conseguir seguir na vida o caminho que se quer, SEMPRE VÃO ACONTECER.

Mais, uma vez, resta saber apenas o que você tá disposto a abrir mão daqui, para ter outra coisinha dali.

Por que, por exemplo… Sabe o quintal?!

Então, o nosso quintal, nem uma casa convencional JAMAIS vai chegar nem perto de ter!

A gente prefere o quintal.

Deixe um comentário